Compre produtos artesanais!

20:30

Quem aí leu o post sobre como montar uma loja online? O assunto é tão bom que decidi continuar com ele, mas agora contando um pouco como o mundo artesanal funciona pra mim
Dias desses recebi uma mensagem no instagram da loja onde uma moça me perguntava como estava indo meu negócio, porque ela havia começado o loja dela a pouco tempo e estava se sentindo desmotivada por não ter feito nenhuma venda. A conversa foi se desenvolvendo e acabamos comentando sobre o quanto é valorizado e fácil a compra de produtos industrializados.

De um modo geral, os produtos industrializados são mais baratos, com uma variedade maior e fáceis de adquirir, diferente do produto artesanal onde você, por um lado tem a exclusividade de ter algo ao seu gosto mas, as vezes paga mais caro e demora para receber mas, é meio obvio pois é produzido por uma pessoa que irá procurar o material conforme seu gosto, irá produzir e te enviar, diferente de ir em uma loja e ter que dialogar só com a caixa na hora de responder se vai querer o cpf na nota ou se o cartão é de crédito ou débito. Mais prático ainda se consideramos as técnologias desses novos tempos, onde até pelo celular conseguimos acessar qualquer site de loja e fazer uma compra sem precisar conversar com ninguém.

Com o produto artesanal eu tenho a impressão de que ainda é visto de dois modos: Exclusivo e caro ou brega e sem muita qualidade, algo que fica no muro entre ser diferente e com um preço elevado ou ser de baixa qualidade e não estar na moda. Um pouco complexo de ser explicado escrevendo... Mas é mais ou menos isso que sinto do lado de cá, como alguém que produz e vende algo titulado como artesanal, pois muitas vezes quando comentado que o produto é artesanal as pessoas logo associam aos panos de prato pintado, capa de gás feita de crochê as as colchas de retalhos, que são sim artesanais e belas mas, não se resume a isso.

Por outro lado fica complicado tentar competir no mercado quando existem lojas que usam da temática artesanal mas que a maior parte do processo é feito por máquinas. Tem muita loja de papelaria que se diz artesanal mas, obviamente não são tão artesanais assim, visto que a parte gráfica são produzidas por terceiros, a impressão e corte são feitas em gráficas, entre outras coisas. Pegar o produto pronto e colocar a espiral para unir as folhas com a capa e fazer uma foto bonita desse processo não a torna uma loja de produtos artesanais.

Outro problema é tentar competir com lojas conhecidas ou feitas por pessoas "famosas" na internet. A quantidade de venda que essas lojas tem, traz um lucro bem maior o que ajuda a manter a qualidade e a credibilidade da loja, afinal "todo mundo quer comprar na loja de fulana, porque fulana é conhecida na rede e com certeza o produto é bom". Só que, eu mesma já vi que tem lojas assim usando vetor gratuito da internet para fazer produtos e dizendo que é exclusivo, quando na verdade não tem nada de exclusivo. Mas ok né...
Com essa moça, que citei ali no começo, ela me contou que fez o orçamento de uma peça, fazendo o preço a baixo do que ela normalmente iria cobrar, apenas para fechar a compra mas, a pretendente sumiu. E eu entendo muito como isso acontece por já ter passado por isso. A gente lista o valor de cada item que iremos usar, a mão de obra e o lucro, o preço parece ficar alto e para manter a compra, eu por algumas vezes abaixei meu preço apenas para garantir que a pessoa iria comprar, mesmo não achando certo mas queria garantir a compra para conquistar a cliente e ter meu dinheiro. 

Mas de um modo geral, trabalhar por conta própria é uma tarefa complicada e todo dia aprendo um pouco mais sobre isso, seja com meus produtos artesanais ou até mesmo com os projetos de arquitetura. E acredito que o segredo é exatamente esse, aprender algo todo dia e saber se adaptar a isso. A loja continuará aberta, firme e forte me ajudando a ter uma renda extra e mesmo eu não atingindo meus objetivos com ela, fazer meu trabalho honestamente e com qualidade, já é uma meta atingida e bola pra frente, um dia a gente chaga lá.



Quer conhecer minha loja?

  • Compartilhe:

Leia também

2 comentários

  1. Realmente é bem difícil competir com os produtos industriais. Eu vendia (ainda vendo quando encomendam) trufas caseiras. Até a minha mãe chegou a dizer que achava caro, é ruim e deixa a gente desanimada mesmo. Mas para quem vende pela internet deve ser muito mais difícil, pq as pessoas querem tudo na hora e não querem esperar que uma compra chegue.
    Olhei a sua loja, é tudo muito lindo <3 E se tem uma coisa que eu sou apaixonada é as alças para câmera, há algum tempo eu pensei "onde vou comprar" e não fazia ideia, as suas são lindas demais! Eu amei, mas como eu sou a louca do azul, quero tudo azul, você faria uma azul por encomenda? Depois volto aqui pra ver a resposta. Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que faço! <3
      Me manda um e-mail, assim posso te mostrar o que tenho pronto na cor azul e os tecidos azuis caso você não goste desse que tenho pronto.

      Excluir