O que é lettering? Como aprender?

19:30

Faz tempo que tenho vontade de aprender a usar aquarela e foi assim, nas minhas buscar por dicas, que encontrei o lettering. O lettering é um termo em inglês que basicamente pode ser definido como a arte de desenhar letras, usando combinações e formas variadas nas composições e com propósitos específico. Diferente da tipografia, que por exemplo, usa formas pré fabricadas. A Aline Albino tem um vídeo bem explicado sobre as definições para lettering, tipografia e caligrafia, vale a pena assistir para entender um pouquinho mais desse universo.
Ainda existe a variação de lettering e brush lettering e a unica diferença é que o brush lettering é feito com pincel ou caneta de ponta pincel.
Atualmente uso water brush/aquash brush da pentel. Ele é um pincel de cerdas de nylon flexível com compartimento para água, assim a gente não precisa ficar mergulhando toda hora o pincel na água e podemos controlar a intensidade da tinta, já que, cada vez que apertamos para sair mais água a tinta fica mais diluída ou, como gosto de fazer as vezes, coloco nanquim liquido. 
É super fácil de usar e já virou meu queridinho, substituindo a maioria dos pinceis que uso e me auxiliando muito no aprendizado de brush lettering.
No pinterest criei duas pastas que sempre coloco referências para lettering e desenhos em aquarela: Brush lettering | Lettering | Aquarela. Quando estou afim de criar mas não tenho ideia do que, corro para as pastas do pinterest e consigo tirar várias novas ideias.
Também uso como referência esses "guias para praticar" ou "passos de trabalho" que alguns artistas disponibilizam para praticar o traço ou algumas fontes especificas. Esses da foto são da Nicole, uma artista norte americana que tem um blog repleto de dicas e tem diversos guias para download gratuito. A Aline Albino, a mesma do vídeo que citei no começo do post, é uma artista brasileira que também ensina lettering e que gosto muito, em seu canal no youtube ela dá várias dicas.
 A Sara Campos é outra moça que faz coisas incríveis com aquarela e tem canal no youtube com alguns vídeos de dicas e outros com o processo criativo das suas artes, além de disponibilizar para download gratuito posters lindos com trechos Bíblicos (veja aqui). Ainda vou imprimir vários para colocar em casa.
O fake calligraphy é mais uma variação que existe nesse universo das escritas. Nesse caso, você desenha a letra usando lápis ou caneta simples e cria o efeito de lettering fazendo os preenchimentos manualmente, porque no lettering uma regrinha básica é de que, sempre que a mão desce o traço fica grosso e sempre que a mão sobe o traço fica fino. Seguindo essa regra, com qualquer material dá para criar um lettering.
O restante do material que uso: Aquarela pentel, godê, lapiseiras 0.3 ou 0.5 (para criar o esboço), caneta nanquim, nanquim liquido e meu caderno de aventuras em lettering, com várias folhas de gramaturas diferentes. Logo, logo terá DIY desse caderno.
O que mostrei aqui é um breve resumo e meus lettering ainda estão daquele jeito mas, como pratica e persistência, chego lá... Mas e você, que tal criar vários lettering?

  • Compartilhe:

Leia também

9 comentários

  1. Seus lettering estão lindos :O eu acho tão linda esta arte! Eu me arrisco um pouco usando as canetas da tombow, nunca pensei em tentar com aquarela, gostei da dica da caneta da pentel, vou procurar por aqui.

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito várias canetas tombow pena que meu dinheiro não me permite kkkk.

      Excluir
  2. Eu acho que não me daria muito bem nesse universo, apesar de já saber do que se tratava e ter alguns pôster salvos no meu PC. Você faz muito bem! Quando sair o post com o DIY eu vou estar ansiosa pra conferir. O lettering pode ser feito digitalmente também?

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim! Me esqueci disso mas, pode sim. Essa Aline que cito no post, ela tem vários vídeos explicando sobre lettering e um deles, que eu já assisti, ela comenta sobre o modo digital.

      Excluir
  3. Acho o lettering uma das artes mais incríveis (e não sei fazer, lógico hahah). não fazia ideia do tanto de material disponível, então teu post foi uma deliciosa surpresa. Essa 'caneta de água' é fantástica!

    Beijo meu,
    Mafê

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia com o nome bonitinho rs, admiro muito esse tipo de arte! Adorei conhecer mais sobre ela, me encanta toda essa riqueza de detalhes.
    Um beijo e sucesso.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  5. eu acho lettering um negócio muito maravilhoso ♥ por pura coincidência, esses dias fui parar no canal da aline, assisti o vídeo sobre as diferenças entre lettering, tipografia e caligrafia, adorei e me inscrevi! hahaha quero fazer algumas coisinhas pra ~testar, vamos ver como vai ser, haha.

    ResponderExcluir
  6. LINDO!! AMO!!
    Sério, amo mesmo... Ganhei um lettering de uma amiga com o nome do blog e só faltou dançar pela casa afora, hahaha!
    Na verdade é um tipo de arte que eu queria saber fazer, mas não sou boa desenhando e nem escrevendo (no sentido letra-feia-demais), então deixo pra quem tem a manha assim como você!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorava conseguir fazer lettering...
    Mas souuma triste que não consigo hahaah :D
    Mas adorei o teu post :D

    Beijinhos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderExcluir