DIY

DIY | Renovando cadeira antiga

19:30

Em um final de tarde, fomos minha irmã e eu comprar pão em um mercadinho próximo de casa, eis que no meio do caminho havia uma cadeira, linda e de madeira que estava jogada na calçada próximo ao muro de uma casa. Compramos os pães e voltei para a casa planejando voltar para pegar a cadeira, afinal ela estava sozinha e sem dono, precisando de um novo lar.
Horas depois, com ajuda do meu pai, fomos atrás da cadeira e ela continuava no mesmo lugar. Chamei os moradores da casa mas, ninguém atendeu e pela situação (próximo do horário da coleta de lixo, ela estar lá a mais de hora, estar um pouco gasta..) pegamos e a trazemos para casa. 
O encosto e acento eram feitos de um material semelhante a plástico, feita em uma técnica de trançado e presa em pequenos furos na própria cadeira.
Para iniciar o projeto, retirei esse trançado e lixei toda a madeira. Com a cadeira lixada, aproveitei para lavar e aguardei a madeira secar completamente.
Para iniciar a pintura utilizei uma camada de primer para madeira. Esse produto irá auxiliar para criar um fundo para a tinta que irá em seguida, além de criar uma superfície lisa na madeira. Com o primer seco apliquei a tinta para madeira na cor azul piscina. 
Inicialmente planejei pintar de amarelo, no tom mais vibrante que eu encontrasse mas, acontece que a cor que escolhi, no teste que fiz, me deixou bem desanimada porque o amarelo estava parecendo meio doente, não sei explicar a decepção com a cor que escolhi, hahaha. Então, a segunda opção seria pinta-la de preto e fazer o acento amarelo mas, quando fui comprar a nova tinta e encontrei esse azul clarinho, foi amor a primeira vista.
Para o acento e encosto, foi recortado no formato de cada parte um MDF de 0.5 cm que acolchoei com manta acrílica, finalizei com tecido encorpado de algodão e para fixar as peças utilizei cola de contato.
A estrutura em si da cadeira estava muito boa, um pouco bamba mas nada que um pouco de cola aqui ou ali não resolvesse e o resultado final me alegrou muito. Adorei a reforma dela, até aposentei a poltrona que eu usava na bancada e estou adorando essa cadeira lindona.
No total foi gasto menos de R$25,00 reais com tecido, lixas, cola e tinta. Agora fica a dica para quem está com um móvel em casa precisando um pouco de vida, como com tão pouco podemos transformar muito. 
E se você que estiver lendo for o responsável por descartar essa belezinha na calçada, fica aqui minha crítica, pois não é deste modo que se descarta esse tipo de objeto. Existe diversas maneiras de se livrar de um móvel que não queira mais, de todo modo valeu por deixar bem na hora que eu estava passando por aí ;D
Fiquei tão feliz com o resultado que comecei a andar na rua observando tudo afim de encontrar mais dessas coisas e até acabei descobrindo uma "loja" aqui próximo que vende móveis assim antigos para reforma, já planejo várias coisinhas para a futura casa...

E aí, gostou de como ficou minha nova cadeira?

  • Compartilhe:

Leia também

9 comentários

  1. Ai que amorzinho que ficou, e foi super fácil, né?
    Queria ter uma cadeira nesse tom ou ter as paredes do meu quarto assim.
    Acho tão lindo, arrasou na renovação! ♥

    http://www.seismilmilhas.com/2016/10/kipling-correspondente.html

    ResponderExcluir
  2. Ah, que demais! As vezes acho uns móveis e coisas soltos na rua, mas até agora não consegui levar nada porque tudo que encontrei ou tinha cupim ou era MDF... Continuo a busca :D
    www.textosemleitor.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu realmente me apaixonei por essa cadeira e pelo seu blog, ficou muito linda mesmo, parabens pela criatividade

    maduogeda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaaa ficou maravilhosa! Ameeeeeei!Passa lá pra conhecer o meu blog também
    prisazo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pam, ficou lindo, nem parece a mesma, super combinou com o seu cantinho, adorei!
    http://www.karinadovale.com.br/

    ResponderExcluir
  6. MAS QUE LEGAL!
    você conseguiu transformar totalmente uma peça que provavelmente ia pro lixo!
    Admiro demais a tua criatividade!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa outra cara, adoro customizar as coisas, decorar... Ficou show sua cadeira. Beijosss
    Www.karinasantos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, o resultado ficou incrível! Nem parece que é a mesma cadeira. Que bom que você encontrou e pode dar um lar mais apropriado a ela e também uma super transformação. =D
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Ficou super linda. Foi uma super renovação!

    Verso Aleatório

    ResponderExcluir