DIY

DIY | Caderneta estilo moleskine

18:18

Um dos DIYs que mais fez sucesso no blog, antes dessa minha reforma, foi como fazer uma caderneta estilo moleskine e resolvi trazer novamente esse passo a passo, só que nesse caso fiz as capas com papel, diferente da primeira versão que apresentei capas com tecido.
Nessa versão utilizei papel 120gr mas as capas e elas ficaram mais rígidas, gostei disso pois com o tecido, dependendo do material usado para a capa, elas ficavam um pouco "moles" de mais para o meu gosto, já com essas folhas 120gr utilizei papelão comum para a capa e ficou muito bom.
O que utilizei:
- Papelão para capa (papel paraná, holler, papelão comum...)
- Agulha e linha para costura
- Folhas para o miolo
- Folhas coloridas para acabamento
- Retalho de tecido
- Elástico
- Cola
Como fiz:
Iniciei cortando o papelão nas medidas que gostaria que fossem os cadernos: 15 x 12 cm
Recortei um retângulo para lombada com a mesma medida de altura mas com o comprimento menor, sendo equivalente a espessura do bloco de folhas que irei colar.
Em seguida, colei no papel colorido, deixando uma margem de 0,5m do papelão da lombada com relação as capas e em uma delas, aproveitei para furar e passar o elástico.
Feito isso, basta dar acabamento, dobrando o papel para a área de dentro, colar o elástico e finalizar com uma folha coloria por cima, para esconder tudo.
Para o miolo fiz 4 blocos com 5 folhas cortadas em tamanho A5. Fiz três furos no meio de cada bloco, todos com a mesma medida de distância e costurei com linha comum. Após costuras, passei cola e aguardei secar.
Com a cola seca, refilei o miolo, cortando as extremidades para deixar todas as folhas alinhadas e usei um retalho de tecido para colar na lombada e esconder a junção dos miolos. 
Feito isso, passe bastante cola na lombada do miolo e encaixei dentro da capa, na área da lombada e aguarde secar.
E pronto! 
Super rápido de ser feito, gasta quase nada com os materiais e com essa mesmo método dá para criar diversas cadernetas com estampas diferentes, com rendas, fitas... É só usar a imaginação.
Gostou? Se fizer me manda foto, vou amar ver como ficou sua caderneta

  • Compartilhe:

Leia também

3 comentários

  1. Ficou muito fofo. tá lindo.

    www.vidadeblogueira.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muio. Eles ficaram lindos! ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  3. De boca aberta aqui *O*, ficou lindo! Eu jamais conseguiria fazer algo assim hahahaha, ia ficar todo estranho hahaha.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir